A psicoterapia pode ser compreendida como um método de tratamento que visa auxiliar nos processos de mudança da vida do indivíduo. Nos atendimentos são empregados métodos e técnicas psicológicas para o paciente, em um primeiro momento, identificar e, depois, enfrentar problemas de origem cognitiva, emocional e/ou comportamental. Ao longo do tratamento, busca-se o autoconhecimento, a remissão de sintomas e a melhora da qualidade de vida.
Transtornos mentais como humor bipolar, depressão, ansiedade, pânico, transtorno obsessivo compulsivo, déficit de atenção e hiperatividade, luto, estresse, conflitos nos relacionamentos, sejam eles familiares, amorosos ou profissionais, e a busca pelo autoconhecimento são as questões mais recorrentes na procura por um psicólogo.
Há uma ampla gama de temas e transtornos em que a terapia é efetiva. Durante as sessões, são levadas em conta a individualidade, as expectativas, frustrações, dificuldades e potencialidades de cada paciente. Dessa maneira, cada tratamento acontece de forma única.
O processo psicoterápico ocorre através de uma relação bidirecional. Paciente e psicólogo trabalham de forma conjunta no enfrentamento das dificuldades e estabelecem uma relação de confiança. A medida em que o tratamento evolui, o paciente vai se descobrindo, e os objetivos traçados podem ser modificados, proporcionando um crescimento pessoal contínuo e gradual.