BLOG

Síndrome de Burnout

Ninguém está livre de sofrer de problemas psicológicos, nem mesmo um príncipe. Na semana passada, Harry, um dos herdeiros do trono britânico, falou em entrevista que sofre de estresse profissional. O relato do príncipe coloca em evidência algo já muito observado na população em geral, a síndrome de Burnout.

O Burnout está ligado a um elevado nível de estresse, mas não é qualquer tipo de estresse. Como o termo se popularizou, a doença ficou vinculada a qualquer tipo de esgotamento físico e mental. Porém, trata-se de um problema relacionado a uma elevada estafa laboral.

A Síndrome de Burnout se caracteriza como o resultado do estresse crônico no local de trabalho. Em janeiro, o Burnout passou a ser configurado como um diagnóstico pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Em um mundo em que passou a estimular a “produtividade” em todos nós, em que é preciso acordar cedo para fazer o dia render, dar o máximo de si, administrar melhor o tempo e há quem pense que dormir é para os fracos, a multiplicação dos casos torna-se um resultado natural.

Levantamento feito pela International Stress Management Association (ISMA-BR) apontou que o Brasil é o segundo país com o maior número de pessoas que sofrem da síndrome. O número de casos cresceu significativamente após o surgimento da epidemia do Covid-19.

Apesar de o estresse estar presente em alguns momentos no trabalho, existem medidas que podem ser tomadas para que não se chegue a um quadro mais complexo como o Burnout. Estabelecer limites entre a vida profissional e a pessoal, dar espaço para o ócio, para o descanso, para o cuidado. O importante é cada um encontrar um tempo para si. O período pode ser para meditar, relaxar, ouvir música, praticar atividade física, ficar em silêncio, ou algum outro tipo de atividade.

Você tem tirado um tempo para si?

COMPARTILHE ESTE ARTIGO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Picture of Francieli Krug

Francieli Krug

Sou psicóloga formada pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS e pós-graduada em Terapia Cognitivo Comportamental pelo InTCC. Atuo como psicóloga clínica em atendimentos presenciais e on-line voltados para adolescentes e adultos.

Psicoterapia é tudo igual?

A psicoterapia, processo desenvolvido por profissionais da psicologia possui diferentes formas de abordagem que influenciam

ATENDIMENTO
Copyright 2024 © Psicologa Francieli – Todos os direitos reservados.