A modalidade de atendimento psicológico on-line é regulamentada pelo Conselho Federal de Psicologia através da Resolução n° 11/2018. A modalidade de terapia online facilita o acesso ao tratamento a pessoas que não dispõem de tempo para ir até um consultório ou com dificuldades de locomoção. Também possibilita o atendimento a pacientes sem acesso a um psicólogo na região em que mora ou que estão em cidades ou países diferentes do terapeuta.
A terapia online ocorre através de vídeo chamada pelas plataformas WhatsApp ou Skype. As informações compartilhadas são protegidas, uma vez que esses aplicativos possuem ambiente virtual criptografado, o que garante a proteção das informações.
Respeitando o rigor ético que norteia a profissão, os encontros online seguem as mesmas características dos encontros presenciais, com duração de 50 minutos. A frequência indicada para a psicoterapia é semanal. Os horários são previamente estabelecidos entre paciente e terapeuta. Cada paciente tem um horário fixo dentro da semana.
Para essa modalidade de atendimento, é importante que o paciente tenha acesso de qualidade à internet e um local disponível para ter privacidade e manter o sigilo da sessão. Para estar habilitado para trabalhar nessa modalidade, o psicólogo deve estar cadastrado para atendimentos on-line junto ao e-Psi do Conselho Federal de Psicologia.